terça-feira, 29 de março de 2016

QUAL É A SUA ESCOLHA?

Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição
Deuteronômio 11:26
                             

  Ao sentido real dentro do contexto, a interpretação acerca do relato num dos primeiros episódios expostos pela bíblia, onde diz que : '' O Espírito de Deus plainava sobre as águas (Gen 1:2) '' é de que onde há a palavra 'plainar' , se tem a verdadeira origem real da palavra do hebraico para 'chocar'. Então de forma mais abrangente a passagem relata : '' E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas'' . Então vemos que o Espírito de Deus chocou sobre o caos e trevas onde a Terra se encontrava localizada em uma dimensão de tempo e espaço além do nosso entendimento racional.

  E quem diria que em meio a todo esse caos onde vivemos, em toda essas trevas na qual o mundo está inserido, haveria esperança, haveria algo que nos pudesse levar e nos guiar a um lugar onde fossemos aquilo que exatamente deveríamos ser, pois somos limitados, nascemos não sabendo de nada e nem mesmo adiante pela longa estrada da vida podemos conhecer ou saber de tudo e todas as coisas, e sendo limitados, necessitamos de alguém que nos possa completar, uma verdade a seguir, valores a serem conquistados, valores esses não corrompidos por estilos de vidas humanas, sabedorias e entendimentos de simples personagens da história, algo não atingido e infectado pelo próprio orgulho e 'achismos' que provém de nós mesmos.

   Não podemos deixar de considerar como um dos essenciais motivo da existência da Bíblia, o foco de ensinar com suas histórias, histórias essas de várias pessoas, humanas assim como nós, mas que em meio a situações e conflitos, erros e acertos, tomaram posturas diferentes que acabaram resultando em desfechos que poderiam ser evitados, se as escolhas tivessem sido fundadas em algo mais concreto, pensando nas consequências e na medida de suas ações, ou desfechos honrosos onde houveram vitórias grandiosas.


  E uma dessas histórias é a do Povo dos filhos de Israel. Vejamos bem, Deus havia declarado que um dia o povo se livraria da opressão e da escravidão imposta pelos egípcios, e levaria eles para um lugar livre de todas essas coisas, um lugar para ser recebido como herança através de um grande pacto, aliança e promessa com seus antepassados.

  E assim foi, Moisés foi levantado para que em toda uma grande emocionante trajetória fosse classificado depois como um dos maiores profetas do Antigo Testamento, mas não só isso, pois essa foi somente a consequência do seu real postura e chamado : libertar o seu povo, sendo aquele será o porta voz de Deus e guia do povo a terra prometida, aquele que será o principal líder sobre todos aqueles que hão de ser libertos. Após uma sequência incrível de acontecimentos, tudo cooperou para o bem do povo de Deus, para que pudessem deixar aquela terra de opressão e estado de escravidão para a busca da herança e liberdade.

  No caminho, durante o dia, para que não se queimassem com o forte sol, Deus se fazia por nuvem, e de noite, se fazia por coluna de fogo, para proteção do tempo noturno no deserto e iluminar o caminho. As sandálias do povo não se consumiam e as roupas não se gastavam, pois no deserto não havia comércio onde se pudesse conseguir outras. Dos céus vinha diariamente maná e codorna para matarem sua fome e água não lhes faltava. E tudo isso após a libertação propriamente dita e a milagrosa e magnífica abertura do Mar Vermelho.



'' Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho.'' Deuteronômio 32:10


  Mas tudo isso não foi suficiente, diante das situações que vieram a seguir do episódio de sua libertação, o povo escolhido por Deus se posicionou de uma forma diferente da esperada, não correspondendo com tudo aquilo que lhes foi atribuído. ESCOLHERAM murmurar, SE DEIXARAM LEVAR pela cobiça, CAÍRAM na idolatria e na imoralidade sexual, e puseram o Senhor à prova. Então, de todos aqueles mais de 1 milhão e 600 mil pessoas que saíram do Egito, só chegaram a terra prometida Josué e Calebe.

  Vemos então um pouco das consequências de ações motivadas pelo orgulho, o poder do pecado, a consequência das ações, a ingratidão, mas também vemos a recompensa pela obediência, gratidão e buscar viver a verdade. E diante de tudo isso, como você tem se comportado, como tem se colocado diante do caos do mundo? Qual as atitudes que tem tomado frente as dificuldades ? Será que as suas escolhas e posturas não foram a causa de muitas coisas na qual as consequências foram atribuídas a feitoria de Deus? O que seria se a sua fé,identidade e personalidade estivesse firmada ao rumo certo, longe daquele velho senso comum, onde todos parecem e querem ser iguais mas não buscam as diferenças que os podem tornar únicos? Qual a sua escolha diante aquilo que está sendo posto entre vós ?

  Mas enfim, enfrentamos muitos dilemas e questionamentos semelhantes a esses todos os dias, muitas perguntas e situações que exigem muito de nós, mas eu sei com toda a certeza que Deus é a resposta, é o rumo certo, é o alvo, é o ser que pode nos guiar para a terra prometida, é aquele que quer a nossa libertação, é aquele que quer nos afirmar como únicos para que hajamos como únicos nessa Terra, é um Deus de misericórdia e de justiça, aquele que nunca falha, pois não é homem pra mentir, nem se arrepender, não é limitado e dele não provém maldade alguma. Aquele que tem a oferecer uma história nova, uma esperança que leva a uma nova realidade, aquele que é a luz que nos guia para o sucesso, sendo esse, o lugar onde devemos ir e ser aquilo que devemos ser, fazendo aquilo que devemos fazer, e da maneira correta, para que não haja brecha na qual haja pecado e morte, pois o salário do pecado é a morte, porém a recompensa dos justos é a vida, a vida eterna.

  Se desprenda do racionalismo exacerbado, creia, pois mesmo sem entender, a visão dele vai além do que a nossa, o caminho dele é melhor que o nosso, ele sabe exatamente o que precisamos, como e quando precisamos. Lhes apresento a esperança em meio ao caos, a vida em meio a morte, a redenção, o perdão e a cura, Deus.

                     
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
Mateus 7:23-25


                           


                                                 Weslley Marques de Souza