sexta-feira, 11 de setembro de 2015

DEUS TEM O LUGAR QUE PRECISAMOS!

Texto. 2 Coríntios 12:2-4

Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.






O homem que Paulo aqui  se refere é ele mesmo. O apóstolo evitava falar  isso para não se gloriar a si mesmo mais ao senhor Jesus que concedeu-lhe tamanho privilegio.


Paulo não discerne se foi arrebatado em corpo e espírito ou somente em espírito,mas a palavra que usa descreve a experiência sobrenatural que teve: Do grego, HARPAZO, a mesma usada em I Tessalonicenses 4:17.


Um dos significados de HARPAZO  é ser arrebatado. 
Harpazo seria o poder divino de transportar uma pessoa rápida e maravilhosamente dum lado para outro, da terra ao céus!



Esse termo descreve que Paulo foi transferido de um lugar para outro.


Qual lugar era esse?

Paulo não dá detalhes de cores,tamanho, seres,sensações, contudo diz que lá ouviu palavras inefáveis. Palavras que nem todo homem seria capaz de ouvir. Ele guardou esse fato em silêncio e somente quando foi preciso ele tornou público sua experiência.


Coríntios estava mergulhada em impureza sexual,orgulho e falta de doutrina. A  ida de Paulo ao terceiro céu havia lhe ensinado entre outras coisas que em algum momento da vida seria preciso dizer a verdade sem rodeio, de forma direta e objetiva.


O lugar que Paulo se refere é o paraíso, o céu de gloria onde ficam Deus e os anjos,onde habitam os justos. É chamado céu dos céus.


Essa dimensão esta além do espaço da estrelas ,a palavra é também descrita como jardim “(Lucas 23,43 e Ap 2,7). Para lá foi aquele ladrão crucificado na cruz ao lado de Jesus. O terceiro céu  é a herança dos justos, o lugar definitivo dos cristãos (João 14:2).
  
O Primeiro céu é toda a atmosfera em volta da terra, onde voam os pássaros,ficam as nuvens (Gn 1;7-8).
Segundo céu é onde estão  os astros: sol,lua,estrelas,planetas.(Gn 1:17). Esse segundo Céu esta fora da atmosfera terrestre. A vida humana é impossível por lá porque não existe ar,nem gravidade,nem começo,nem fim.

As provações  e o terceiro céu: Paulo não apenas ouviu palavras inefáveis, ele recebeu conforto e a certeza de que existia um destino,uma morada eterna o guardando. Certamente, essa certeza o encorajou nos momentos difíceis de perseguição e pressões. A visão da eternidade caminhava com Paulo,de modo que a visão terrena era menor e passageira.


II Coríntios 5;1.

Aos coríntios não seria preciso passar pela mesma experiência de Paulo,eles só precisavam ter fé de que Deus os aguardava em um lugar definitivo onde iriam repousar eternamente. A visão do invisível lhes daria força para resistir ao pecado e as propostas do mundo. Porque havia algo melhor,não passageiro.


Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a gloria que nós há de ser revelada (Romanos 8;18).


Creiamos que Deus tem um lugar melhor e que possamos resistir nos dias maus e ter em nossos corações que o senhor já tem tudo preparado.








Ir para o céu só depende de você crer que Cristo Jesus morreu na cruz e ressuscitou e seguir seus mandamentos!

Para ir ao céus, só basta você ter FÉ, o que Jesus tinha de fazer por você ele já fez!
Agora basta que você faça sua parte, porque quem precisa ir para o céu, somos nós!






Deus abençoe a todos!

Marcelo A. Nogueira.