quinta-feira, 18 de abril de 2013

EFÉSIOS 4

Na integra o capitulo 4 de Efésios e logo abaixo o post:

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.
Ora, isto-ele subiu-que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente;
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Efésios 4:1-32

Esse é um dos capítulos mais lindos da bíblia, um dos quais todos os cristãos deveriam saber de cor.

Os primeiros versos falam como uma nova criatura deve se portar, se despindo de todos os sentimentos maus, e se revestindo de todo amor, de toda receptividade, mansidão, harmonia e calma para lidar com as aflições do dia a dia.Como é fácil na hora da raiva em uma discussão revidar as ofensas com palavras árduas, esse trecho nos ensina a sermos comedidos de forma humilde muitas vezes nos calar quando a vontade é a de brigar. E encerrando essa parte nos admoesta a fazer tudo para preservar a união entre os irmãos de fé. Que todos sejamos um pelo amor de Deus, sempre fortalecendo um ao outro e ajudando e não criticando um ao outro, já tem satanás seus anjos decaídos e um monte de gente falando mal, então devemos uns aos outros nos ajudar.



Logo em seguida ele fala sobre os dons. Todos somos dotados de dons e de talentos e oque temos feito deles? Certamente você é dotado de talentos, mas você já os explorou? Já se preparou o suficiente a tal ponto de ser realmente bom, ou muito bom naquilo que faz? Sempre estamos aprendendo então sempre é tempo de melhorar e incrementar aquilo que fazemos com excelência ou pensamos que fazemos com excelência. Isso também vale para os dons espirituais, todo aquele que trabalha para Deus é recompensado e por isso deve se empenhar para fazer tudo da melhor maneira. Se consagrar é a melhor forma de ser perfeito em tudo o que faz, desde uma simples tarefa do lar como lavar um prato, até mesmo falar em público para um grande público. É lendo a bíblia que somos capacitados a sermos pessoas excelentes, quem lê a bíblia além de se santificar, aprende: cultura, se capacita e aprende segredos para o sucesso entre outras coisas mais
.

Nos versículos 9 e 10 podemos observar as grandes façanhas de Cristo. No 9 ele nos dá a maior lição de todas, Cristo sendo o Filho de Deus, sai de todo o seu conforto na glória eterna para descer a este mundo da forma mais humilde de todas. Pense em um rei que sai do seu palácio para um viagem e quando ele chega em seu destino ao invés de se hospedar em uma mansão prefere ficar no pior lugar daquela cidade, em um albergue barato. Jesus nasceu onde os animais defecavam, nasceu em uma estrebaria, veio a este mundo de uma forma muito mais humilde do que eu e você. E em sua morte sentiu toda a opressão e todos os pecados da humanidade inteira em suas costas. O que não era pecado se fez pecado por mim e por você, para nos salvar.
Por fim venceu  as dores do mundo, o pecado, o diabo e a morte e subiu para junto de Deus para no momento certo voltar e cumprir o que prometeu.

Já nos versos 11,12 e 13 ele discrimina os dons. A cada um capacitou de uma forma especial com o fim de um ajudasse o outro e em união pudéssemos chegar a unidade da fé, a um denominador comum, ao aperfeiçoamento do conhecimento de Deus. Que um ajude o outro a acertar o caminho dos céus e que não haja briga entre igrejas de denominações porque Cristo não mandou que pregássemos denominações e sim o amor de Deus. Esse trecho é como uma cidade: Em uma cidade para que tudo vá bem é necessário que tenha profissionais bem qualificados como: Policiais, Professores, Advogados, Médicos, Engenheiro, se não tiver algum deles certamente ocorrerá problemas pois as suas funções não serão desempenhadas com excelência. No meio do povo de Deus é a mesma coisa, se não houver pessoas capacitadas por Deus e intruidas na palavra de Deus, não dará certo. Se não há capacitação ocorrerá falsas profecias, direcionamentos errôneos, evangelismos tortuosos. Para que a obra de Deus não seja mal feita far-se-á mister muito ensino, dedicação e contato com Deus, assim como em uma faculdade, sem ensino não se chega a lugar nenhum.




Os versos 14 e 15 são os de Alerta. Para que possamos ser sagazes, espertos e não inocentes a tal ponto de sermos enganados por qualquer nova doutrina. É chegado o tempo de louvar e adorar a Deus aonde se está, ou seja, no lugar em que Deus usou alguém para te chamar para Cristo. Antes de você conhecer a Jesus ninguém te chamava para ir a igreja deles, mas agora que você conhece a verdade um bando de doutrinas te chamam para aproveitar e curtir o "fogo santo". CUIDADO com o proselitismo. Porque essas pessoas nunca te chamaram quando você era todo torto, tinha uma vida toda errada?
Devemos nos lembrar sempre do primeiro amor, para não ficarmos em falta como a igreja de Éfeso, que ouviu do Apóstolo João: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Apocalipse 2:4” Nunca, jamais, abandonar  aquele lugar que primeiro nos amor. É no lugar que Deus te colocou que ele tem coisas para você, não devemos nos iludir com vãs filosofias, nem com novas doutrinas,  e não devemos nos deixar levar pela pura emoção, pelo “toque”, pelo muitas vezes denominado “fogo santo”. Deus não é um Deus única e exclusivamente emocional, é claro que por muitas e muitas vezes ele atua de forma miraculosa, mas ele é um Deus eminentemente da Razão, ele não quer ver nossa fé apenas em momentos de puras emoções , mas sim toda hora, ele quer prova de que somos cristãos dentro e fora da igreja e não só dentro dela. Seguindo e crescendo em Cristo!



Edificando nos em Cristo Jesus. E vivendo não mais  como antes quando vivíamos com uma vida fútil, onde o bom era beber, a graça era sair todo dia e os motivos mais relevantes eram com quem ficar. Uma vida desprovida de propósitos, onde roubávamos , mentíamos  e fazíamos tudo o quanto agradava aos outros e principalmente a satanás.

Revestindo nos do novo homem, vivendo a santidade a qual Deus preparou para nós e sendo justos a lei tanto do mundo quanto aos princípios de Deus para nós, para não sejamos pegos em falta. Deixando de lado tudo aquilo que eram atitudes do velho homem, que nos levavam a perdição, vivendo agora em novidade de vida e não na mesmice de outrora. Quem encontra a Jesus de verdade não quer mais voltar atrás. Quem tem um encontro particular com Deus, encontra a razão de viver.



Deixando de lado toda a espécie de mentira e de vontade de pecar, porque todo aquele que ama a mentira ma o diabo, porque ele é o pai da mentira. Buscando cada vez mais resistir ao diabo e correr para Cristo assim como quem corre em uma maratona, ansiando pela vitória, quem corre para Cristo alcançará a verdadeira vitória.
Não dando lugar ao diabo e não deixando que a ira domine nosso corpo. Toda vez que passamos por uma situação em que ficamos nervosos a primeira vontade é de jogar tudo para o alto e fazer tudo tomado pela emoção de uma forma que a raiva, o ódio e a ira dominem nosso ser. Todo aquele que está em Cristo deve sempre se policiar, porque é fácil falar que é de Deus, mas viver sendo de Deus é algo árduo, mas prazeroso e recompensador.


E no 28 ele arremata esta parte, admoestando que já não façamos mais nada daquilo que era normal antes. Deixando de furtar o que é dos outros e o que é de Deus e trabalhando para que a obra de Deus cresça e também trabalhando de forma digna aqui na terra.

 E no 29 adverte mais uma vez, agora quanto ao falar, porque a palavra proferida pela boca pode destruir reinos. Foi uma palavra mal dita que destruiu o Titanic, foram palavras mal ditas que traíram Jesus e assim foi ao longo de toda história e assim é até hoje. Com uma palavra você pode tanto ajudar a motivar alguém como pode matar alguém.
Que das nossas bocas só saiam coisas boas que auxiliem e edifiquem aos próximos.





E por derradeiro nos últimos 3 versos do capitulo ele diz:
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. 
Efésios 4:30-32

Para que vivamos sem entristecer o Espirito de Deus em nós, ou seja, vivamos procurando fazer as coisas do modo certo e não porfiando por fazer tudo conforme nossas vontade carnais.
E que tiremos de nossas vidas todos aqueles sentimentos que nos levam a destruição, a vida de antes, as coisas do passado. Que os sentimentos maus possam ser banidos do nosso viver. Não adianta viver dizendo que é crente se vive achando maneira para pecar. NÃO ADIANTA DIZER QUE É CRENTE SE VIVE DANDO NOMES GOSPEIS PARA PECADOS PARECEREM COISAS CERTAS.

POR FIM, AMANDO VERDADEIRAMENTE UNS AOS OUTROS, PERDOANDO UNS AOS OUTROS, PORQUE DEUS NOS PERDOA QUANDO ASSIM A ELE PEDIMOS.

Se você ainda não aceitou a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador a hora é agora. Faça isso ai mesmo onde você está, eleve seus pensamentos a Deus e diga a ele que confessa ele como seu SENHOR E SALVADOR e se você viver uma vida digna de seguidor de Cristo então certamente viverá nos céus.

E aos amados da fé, que esta mensagem sirva para nos alertar contras as coisas do mal que nos tem afastado dos caminhos de Deus! Nunca deixe Deus como segundo plano da sua vida e nunca deixe para fazer amanhã o que você pode fazer hoje!
Vamos mudar hoje o que deve ser mudado!

Que o Deus de paz abençoe a todos e que a mensagem dele seja completada em nossos corações.

ÉRICO FATHI