domingo, 24 de março de 2013

SENTIMENTOS


Sentimentos...




 ...Todos nós somos dotados deles,  por incrível que pareça em pleno século XXI ainda há alguns "machões" que dizem que isso não existe, e fecham seus olhos para isso, ou assim dizem que fazem, mas a verdade é que todo mundo é de carne, osso, alma e sentimentos e portanto todos estamos suscetíveis a ter nossos sentimentos magoados.
Vamos ver o que a Bíblia diz sobre isso?
Apresento-lhes 5 versões bíblicas diferentes  do versículo 11 do capitulo 19 de provérbios:

A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão. 
Provérbios 19:11 - Almeida Corrigida e Revisada Fiel

Um homem sábio sabe conter a sua cólera, e tem por honra passar por cima de uma ofensa. 
Provérbios 19:11 - Versão Católica

A discrição do homem fá-lo tardio em irar-se, E é a sua glória esquecer ofensas. 
Provérbios 19:11 - Sociedade Bíblica Britânica

A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas. 
Provérbios 19:11 - Nova Versão Internacional

A discrição do homem fá-lo tardio em irar-se; e sua glória está em esquecer ofensas. 
Provérbios 19:11 - Almeida Revisada Imprensa Bíblica

Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 
Colossenses 3:13 - Almeida Corrigida e Revisada Fiel

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. 
Efésios 4:32 - Nova Versão Internacional

Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio. 
Provérbios 25:28 - Almeida Revista e Atualizada no Brasil


Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.
Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,
a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,
as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.
a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.
Gálatas 5:16-26 - Almeida Revisada Imprensa Bíblica

Poderia colocar mais uns 10, 20 versículos quanto a esse respeito, mas hoje só esses  já são o suficiente para entendermos como conviver com nossos sentimentos.

Na vida tudo é uma questão de QUERER ou NÃO. Se você quer então corre atrás de algo e se realmente se dedicar e empenhar, então conseguirá. Para aprendermos a lidar com nossos sentimentos é a mesma coisa. Você tem que querer controlar eles. Se você não se empenhar a aprender lidar com eles e aprender a dominar eles, então viverá refém de seus próprios sentimentos.

Estou cansado de ver pessoas que vivem reféns de seus próprios sentimentos, que vivem se expressando por meio de palavrões porque vivem cheias de amargura e raiva, e por não saber dominar seus sentimentos precisam extravasar e assim o fazem e sofrem porque não dominam e sim são dominados.


Abro minha pagina no facebook e vejo quase que sempre algumas “frases de amor”, geralmente de meninas apaixonadas que não sabem lidar com seus sentimentos e sofrem por paixões platônicas ou por paixões reais. Sofrem mais uma vez porque não dominam seus sentimentos e deixam com que ele as domine.
Vejo também pessoas estressadas e por isso tratam mal as outras, dão as populares “patadas”. Assim fazem porque estão completamente controladas pelo sentimento da raiva, agonia, ódio e ou outros mais.
Não poderia deixar de citar as pessoas “não me toque”, que se deixam levar por qualquer palavra dita da boca de qualquer um, e já ficam magoadas. Há ainda aqueles que ficam procurando motivos pra ficar tristes, para que a tristeza o domine. Para essas eu digo uma coisa: PERDOE! Assim como Deus perdoa nossos pecados nós temos que perdoar aqueles que nos magoam.

Existem ainda muitos outros tipos de sentimentos que nos dominam e nos deixam amarrados. Mas hoje vamos tratar desses:

As pessoas que vivem estressadas e mal humoradas precisam entender que isso é ruim tanto para elas quanto para os seus próximos, ou você aprende a lidar com aquilo que lhe gera raiva, ódio ou mau humor, ou irá viver sempre machucando e afastando as pessoas ao seu redor. Ninguém gosta de conviver com alguém que só vive mal humorado. Vença seu sentimento e aprenda a ter domínio próprio, se controlar. Na vida quem não tem autocontrole costuma “se dar mal”.





As pessoas que “sofrem por amor”, sofrem porque assim querem, pois se você aprender a lidar com seu coração não irá mais sofrer com paixões que não irão te levar a lugar nenhum. Amor de verdade não machuca. A paixão costuma agonizar no peito da gente e causa muita coisa ruim naqueles que não sabem ou não conseguem controlar seu coração.
Conclusão: Não importa o sentimento que você venha a sentir, aprenda que ele não pode te dominar. Entenda que se você não dominar ele, você sofrerá muito. Não estou falando que você não pode sentir esse sentimento, até porque isso é impossível, mas estou dizendo que você tem que saber ser comedido, equilibrado, afinal de contas todo mundo tem problemas e sentimentos. Não é porque um Juiz tem um problema em sua vida conjugal que ele vai deixar de julgar, não é porque o Professor tem raiva que ele irá descontar em seus alunos. Não é porque alguém te magoou que você irá magoar alguém.
 Viva, sinta, mas aprenda a controlar e a dominar suas emoções. Você é responsável por aquilo que faz e fala, então entenda que quanto mais tiver domínio próprio, magoará menos a si próprio e as pessoas ao seu redor.


Que Deus abençoe e a todos!

ÉRICO FATHI