Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida.
Quem nunca contou uma mentira na vida? Ou disse uma “meia verdade”? Quem nunca prometeu e não cumpriu? Ou professou com seus lábios coisas que não coincidiram com suas ações?!
Enfim, todos nós já mentimos. Mentiras pequenas, mentiras “inocentes”, algumas maldosas, outras perigosas, outras que pensamos não terem relevância. Devemos saber que Deus nos perdoa por todas elas, SE:
- Houver o arrependimento VERDADEIRO.
Mas o que é o arrependimento?! A palavra de Deus diz :
Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa. A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte.
“ Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”.
Arrependimento é mudança de atitude, a palavra diz: Dêem frutos que mostre o arrependimento.
Pois bem, Deus nos perdoa se nós nos arrependemos, mas esse arrependimento deve gerar mudança em nós, deixando o pecado para trás.
“E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” João 8:10-11
Deus quer nos perdoar o tempo todo, Ele sente prazer no perdão. Jesus disse à mulher que ela estava perdoada por seus pecados, porém, disse para que ela não pecasse mais.
Essa é a vontade de Deus para nós, que ao estarmos em Deus, ao aceitarmos Jesus em nossas vidas genuinamente, nossa postura mude, nossa interior seja transformado, que a gente não faça mais o que é errado. O pecado na vida do cristão deve ser como um acidente e não um hábito.
Deus é o criador do céu e da terra e de tudo que há, e Ele é bom e completamente verdadeiro, sendo assim, Ele jamais seria o pai da mentira.
"Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. João 8:44
Deus odeia a mentira:
O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade. Provérbios 12:22
Quem está na presença de Deus não mente.
Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença. Salmo 101:7
Devemos falar a verdade para os outros:
Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. Colossenses 3:9-10
Deus quer que seus filhos sejam verdadeiros:
Não escrevo a vocês porque não conhecem a verdade, mas porque a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade. 1 João 2:21
Quando somos filhos de Deus e temos o Espírito Santo habitando em nós, ele nos constrange ao mentirmos, Ele nos guia pelo caminho da verdade. Deus ensina que não há verdade na mentira, não pode haver nada de bom nisso. Enganar, mentir, dissimular, fugir da verdade, tudo isso é mentira e desagrada o coração de Deus.
Devemos procurar ser como Jesus foi: Puro, Santo, Verdadeiro por completo.
Outra forma de mentir é quando negamos, omitimos a verdade, ou fugimos dela. Quando prometemos e não cumprimos.
Não violarei a minha aliança nem modificarei as promessas dos meus lábios.
Salmos 89:34
Deus pede que tomemos a sério as nossas promessas. A Bíblia diz em Levítico 5:4 “Se alguém, sem se aperceber, jurar temerariamente com os seus lábios fazer mal ou fazer bem, em tudo o que o homem pronunciar temerariamente com juramento, quando o souber, culpado será numa destas coisas.”
Deus leva a sério as nossas promessas e quer que as cumpramos.
Jesus realça a importância de manter a nossa palavra. A Bíblia diz em Mateus 5:37 “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que passa daí, vem do Maligno.”
Devemos levar a sério os votos que fazemos a Deus e cumprir-los imediatamente. A Bíblia diz em Eclesiastes 5:4-5 “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e nao pagares.”
Se quisermos agradar a Deus sejamos verdadeiros em tudo, pois Ele nos ama como somos, Ele enxerga o canto mais escuro em nós. Muitas vezes mentimos para agradar os outros, para não magoar, para não sermos julgados, por maldade e egoísmo, mas O Senhor conhece cada falha nossa, e nos aceita mesmo assim, estando sempre disposto a lançar no mar do esquecimento nossos pecados. Ele prefere que sejamos cheios de defeitos, mas verdadeiros, a sermos mentirosos, nos tornando assim filhos do inimigo.
“ As pequenas mentiras fazem o grande mentiroso. ”
O Senhor não quer que sejamos camaleões, mas sim, quer que sejamos verdadeiros, fiéis e autênticos... Sem usarmos máscaras:
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS
ANA CLARA EGERT