quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

É MELHOR SEREM DOIS DO QUE UM

"Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe" Mateus 19:6

"É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar." Eclesiastes 4:9,10

"E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." 1Coríntios 13:2-7





       
      Quem não quer um companheiro para dividir a vida? Alguns relutam contra isso, mas todos inevitavelmente sentem a necessidade de ter alguém ao lado para compartilhar as experiências diárias.



        Deus fez o homem a sua imagem e semelhança. E por que Ele fez o homem? Ele era tanto amor, mais tanto amor que precisou compatilhá-lo com alguém. E como somos a imagem e semelhança dEle, também precisamos compartilhar nosso amor com alguém, ou melhor, com o amor de nossa vida.
        E como descobrir quem é essa pessoa?? A oração é a ferramenta mais eficiente e eficaz para isso. Que tal abrir seu coração a Deus? Conte a Ele o que você precisa, o que quer. Claro que Ele já sabe, mas você precisa demostrar sua confiança, sua fé nEle contanto tudo em suas orações. Ele quer ouvi-lo.
       Deus tem o melhor guardado para você. Pode não vir na embalagem que você esperava, mas tenha por certo que essa pessoa é a ideal para você. Deus conhece suas necessidades, suas falhas, suas qualidades... enfim, Ele sabe certinho quem se encaixa perfeitamente em você, alguém que possa conviver com seus defeitos e aperfeiçoar suas qualidades.
      Meu noivo conta que desde criança orava por sua futura esposa. Ele diz que sonhava com uma loira, dos olhos claros, etc... mas no fundo sabia que Deus guardava uma morena para ele. Nós não estávamos desesperados para encontrar a pessoa certa, pois confiávamos em Deus. Chegou o tempo em que conversávamos muito, em que orávamos para Deus abrir as portas e abençoar nosso futuro casamento. Após meses de oração conseguimos o aval de meus pais e estamos juntos a quase dois anos.





      E não parou por aí não. Encontrar a pessoa que Deus lhe mostra é apenas o primeiro passo, depois disso é mister manter esse relacionamento com amor, respeito, dedicação e obediência ao Senhor. Passamos e vencemos diversas batalhas. As diferenças aparecem a cada dia. Renunciamos muitas coisas para manter esse relacionamento. Sabe de onde vem a força para vencer cada batalha? De DEUS!! Muita ORAÇÃO e JOELHINHO NO CHÃO!
     Passadas as fases de namoro e noivado, vem o casamento. As primeiras fases são apenas treinamento para enfim chegar a tão esperada última fase. Muitos dizem que no início tudo são flores e que depois de algum tempo é que você percebe como é realmente a pessoa com quem se casou. Mas sabe o motivo pelo qual muitos casamentos não resistem? O desconhecimento da palavra de Deus. Todos com certeza já ouviram que atrás de um grande homem existe uma grande mulher. A maioria considera essa frase machista e preconceituosa, mas eu, mesmo sendo mulher, vou mostrar a veracidade desta frase.
      Em Efésios 5:22-24, diz: "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor. Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos." Ou seja, as mulheres devem ser submissas aos seus maridos. A maioria entende submissão como escravidão, mas não é bem assim. A mulher é submissa quando trata bem seu marido, ouve e faz o que ele diz, que faz de tudo para manter a harmonia do lar. Um exemplo é quando o marido chega em casa cansado e estressado, e a mulher sábia espera o momento certo para falar de alguns problemas, fazendo o necessário para ele se acalmar. Já a tola despeja 1001 problemas sobre ele: é claro que ele irá se exaltar!


   
    Como a mulher tem suas obrigações o homem também tem: o de AMAR a sua esposa mais que a si mesmo. Na Bíblia diz que o homem tem que amar sua esposa como Cristo amou a igreja e se entregou por ela, ou seja, o marido deve proteger sua esposa, prover o que ela necessita e amá-la. Deve amar ao ponto de entregar sua vida por ela se for preciso. A mulher é sim um ser mais frágil, mas ela tanto pode destruir seu lar como levantá-lo; sim, temos  poder de fazer isso.


   Para ter um bom êxito nos relacionamentos, não apenas conjugais, mas também no relacionamento com os pais, irmãos, amigos, patrões, professores, funcionários...  é de suma importância a compreensão da palavra de Deus. A Bíblia é o manual da vida, onde encontramos todas as respostas que precisamos, inclusive as orientações para seus relacionamentos. Sabe quando você pede conselhos para um amigo, uma amiga porque você confia plenamente nessa pessoa? Que tal pedir conselhos a Deus? Seu Pai, amigo e irmão ao mesmo tempo. Tenho certeza que Ele dará os melhores conselhos.



VÍVIAN MARQUES